logo RCN

Músicos com carreira internacional apresentam espetáculo gratuito no Harmonia Lyra

  • Foto: Divulgação -

Espetáculo cultural promete imersão na música, história e literatura do período entreguerras

A Sociedade Harmonia Lyra, uma das mais emblemáticas organizações culturais de Joinville, será palco de um evento especial no próximo dia 27 de março. O espetáculo "Loucos Anos 20 – música, história e literatura do período entreguerras" será apresentado pelo talentoso Villa Duo, formado pela violinista Waleska Sieczkowska e pelo violoncelista Anderson Fiorelli, ambos com reconhecida carreira internacional. O concerto terá início às 20h e a entrada será gratuita, proporcionando uma oportunidade única para os amantes da música e da cultura.

O Villa Duo preparou um programa cuidadosamente selecionado, com obras da década de 1920 que raramente são executadas em concertos no Estado. Entre peças de renomados compositores como Villa-Lobos, Ysaye, Hindemith e Schulhoff, o Duo realizará leituras de textos e poemas que retratam a efervescência cultural e as transformações frenéticas ocorridas no intervalo das duas grandes guerras mundiais.

A produção do concerto, a cargo de Anne Santilli, foi viabilizada pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Governo de Santa Catarina, contando com o incentivo do Fort Atacadista e o apoio imprescindível da Sociedade Harmonia Lyra.

Para os espectadores, a experiência promete ser uma verdadeira imersão nos "Loucos Anos 20", um período histórico marcado pela efervescência cultural, pela revolução dos costumes e pela intensa transformação artística.


Sobre Anderson Fiorelli – violoncelista e diretor artístico

O músico videirense Anderson Fiorelli reside atualmente em Munique (Alemanha), onde leciona violoncelo barroco na Universidade de Música e Artes Cênicas de Stuttgart e violoncelo na Escola de Música de Starnberg. Anderson mantém paralelamente uma intensa atividade de concertos na Europa junto a renomados grupos como o Ensemble Turicum, Capella Sollertia, Concerto München, Ensemble Explorations e B’Rock Orchestra. Como solista, já se apresentou à frente de orquestras brasileiras e europeias, destacando a Schwetzinger Hofmusik-Akademie e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.  


Sobre Waleska Sieczkowska – violinista

A violinista florianopolitana Waleska Sieczkowska reside atualmente na Alemanha, onde mantém uma intensa atividade de concertos e é professora de violino nas escolas de música municipais de Mindelheim e Penzberg. Na Europa participa de concertos, festivais e gravações com renomados grupos como a Hofkapelle München, Münchener Kammerorchester, Il Pomo d'oro Orchestra (Itália), Academia Montis Regalis (Itália) e Ensemble Turicum (Suíça). Já se apresentou também em importantes salas como Schubert-Saal de Viena, Cuvilliés Theater em Munique e no Schlosstheater Schwetzingen. Em 2011 formou o Villa Duo junto ao violoncelista Anderson Fiorelli e com ele apresenta-se regularmente em concertos no Brasil e na Europa. Waleska integrou por diversos anos a Camerata Florianópolis, onde foi spalla e atuou como solista em várias oportunidades.  


Sobre o Harmonia Lyra

A Harmonia Lyra é a mais antiga sociedade cultural privada do Brasil. O prédio da Sociedade foi inaugurado em 1930 para receber espetáculos artísticos. Um grupo de pessoas já estava formado desde 1858, de cunho cênico. A fusão da Sociedade Harmonia com a Sociedade Musical Lyra, de 1899, ocorreu em 1921. A partir da união, foi possível planejar e construir um espaço à altura dos sofisticados eventos. O conjunto da construção é formado por dois volumes distintos: o teatro, também usado como salão durante as grandes comemorações; e um menor, que abriga o salão nobre, boate, restaurante e bar.


O quê: ​Circuito catarinense Villa Duo “Loucos Anos 20”

Quando: 27 de março (quarta-feira), às 20h

Onde: Sociedade Harmonia Lyra (R XV de Novembro, 485 - Centro)

Quanto: Gratuito

Terça-feira de sol e calor intenso em Santa Catarina Anterior

Terça-feira de sol e calor intenso em Santa Catarina

Joinville participará de pesquisa para avaliar os efeitos de longo prazo da Covid-19 Próximo

Joinville participará de pesquisa para avaliar os efeitos de longo prazo da Covid-19

Deixe seu comentário